FORGOT YOUR DETAILS?

Oferta! -10%

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO JURÍDICO

R$75,00 R$67,50

Em estoque

REF: Servanda Editora Categoria:

Descrição

Autor – José Augusto Peres
Qualificação do Autor: Vide Apresentação

Edição 2013 – Pgs: 288 – Capa Dura

Formato  16 x 23 cm. – Peso  0,614 Kg.

ISBN: 978-85-7890-068-7

Código de Barras : 9788578900687  

APRESENTAÇÃO

A inteireza, exactidão e a perfeita observância de justiça nestes exames devem constituir um ponto essencial do importantíssimo plano desta regulação de estudos. Porque continuando eles a fazer-se com a relaxação  indulgência com que até agora se têm feito, aprovando-se estudantes ignorantíssimos só por satisfazer a respeitos e empenhos particulares, de nada poderão servir as mais saudáveis providências que hei por bem dar para restituir e restaurar os estudos das Faculdades Jurídicas.” Estatutos da Universidade de Coimbra, Lisboa, 1772, II, p. 11-13 apud Carvalho (1986, p. 877 e 878). (Dados por D. José I, de Portugal).“É vital a capacitação do corpo docente para novos métodos de avaliação.” I Seminário de Educação Jurídica, promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio de sua Comissão Nacional de Ensino Jurídico, Natal (RN), 23 a 25 de setembro de 2009.

Qualificação do Autor 

José Augusto Peres. Mestre e Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca/Espanha; Especialista em Cultura Brasileira pela UFPB e em Recursos Humanos pela FGV. Graduado em Ciências Sociais pela UNICAP e em Administração pela UFPE; Ex-Professor Titular da UFPB; Ex-Professor Visitante da UFAL, da UEPB, da UnP e da UFPB; Ex-Membro do Conselho Estadual de Educação da Paraíba; Ex-Professor e Ex-Assessor Pedagógico do Curso de Direito da Universidade Potiguar – UnP – Ex-Consultor Pedagógico da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA e da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande/PB; Ex-Coordenador Pedagógico da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança – FACENE, da Faculdade de Medicina Nova Esperança – FAMENE e da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró – FACENE/RN; Consultor de empresas educacionais; Autor de livros nas áreas da Educação, Metodologia da Pesquisa Social, Metodologia do Ensino, Direito e Sociologia.

SUMÁRIO

Outras Obras do Autor

Advertência ao Leitor

Apresentação

1ª PARTE
UM POUCO DE TEORIA

  1. Considerações iniciais
  2. Conceituar e definir avaliação
  3. Exigências da avaliação
  4. Funcionalidade da avaliação
  5. Objetivos da avaliação
  6. Avaliar: perguntas e respostas
  7. Dicas sobre como avaliar
  8. Funções do avaliador
  9. Como não se avalia
  10. Reflexão crítica e avaliação
  11. Teste de auto avaliação docente
  12. Tipologia da avaliação
  13. Exercícios e trabalhos discentes
  14. Tipologia de instrumentos
  15. Sobre a correção .
  16. Avaliando trabalhos e questões discursivas
  17. Planilhas para avaliações
  18. Padrões de respostas
  19. Testes
  20. Cuidados na elaboração de testes
  21. “Check List”
  22. Enriquecendo questões
  23. Estudo de caso
  24. O “feedback” e seu conteúdo
  25. Avaliando a avaliação
  26. Internet e avaliação
  27. Raciocínio lógico e avaliação
  28. Avaliações conduzidas pelo MEC

2ª PARTE
MODELOS DE QUESTÕES DE PROVAS E DE TESTES

Índice de questões, segundo o elemento utilizado
Índice de questões, segundo a tipologia
Apresentação

Modelos de questões

  1. Análise de texto e identificação de complementos corretos, com múltipla escolha
  2. Análise de texto e identificação de complemento correto de frase, com múltipla escolha
  3. Análise de foto e identificação de frase correspondente, com múltipla escolha
  4. Análise comparativa sobre a coerência de pensamentos de autores célebres
  5. Análise de frases com perguntas, e respostas com fundamentação
  6. Análise de imagem e correlação com termo jurídico, discursiva
  7. Análise de gráfico e identificação de frase correta, com múltipla escolha
  8. Análise de gráfico e identificação de complemento correto, com múltipla escolha (%)
  9. Análise de texto e gráfico e identificação de frases corretas, com múltipla escolha
  10. Análise de tabela, com múltipla escolha
  11. Análise discursiva de texto e quadro
  12. Análise discursiva de quadro e gráfico
  13. Análise de gráfico, discursiva
  14. Análise de mapa e complemento de frase, com múltipa escolha
  15. Caso, com múltipla escolha, e identificação de opção correta
  16. Caso, com múltipla escolha, e identificação de opção correta
  17. Caso, com múltipla escolha, e identificação de opção correta
  18. Caso, com múltipla escolha, e identificação de opção correta
  19. Caso, com múltipla escolha, e identificação de opção correta
  20. Caso, com múltipla escolha, e identificação de opção correta
  21. Caso, com múltipla escolha, e identificação de opção correta
  22. Caso, com múltipla escolha, e identificação de opção correta
  23. Caso, com múltipla escolha, e identificação de opção correta
  24. Casos, com múltipla escolha, e identificação de opção correta
  25. Caso, discursiva, com questões e gabarito
  26. Caso, discursiva, com perguntas
  27. Comentário sobre caso
  28. Comentário interpretativo de ementa de decisão judicial
  29. Comentário interpretativo de decisão do STJ
  30. Comentário sobre cartum, com base na CF
  31. Comentário sobre cartum, com base na CLT
  32. Comentário sobre história em quadrinhos
  33. Comentário sobre fato delituoso descrito em texto literário
  34. Comentário sobre pensamento de pessoa célebre
  35. Comentário sobre pensamento de autor célebre
  36. Comentário sobre provérbio
  37. Comentário sobre provérbios
  38. Comentário sobre texto da Antiguidade Clássica
  39. Comentário sobre texto legal bíblico, a partir do Direito Penal brasileiro
  40. Comentário sobre texto literário clássico
  41. Comentário sobre súmula vinculante
  42. Comentário comparativo entre texto legal histórico e a atualidade da magistratura brasileira
  43. Comentário comparativo entre texto legal histórico e o CDC
  44. Comentário comparativo sobre decisão judicial de corte estrangeira mencionada em texto literário
  45. Comentário comparativo entre texto jurídico da Antiguidade Oriental e o CP e o CDC
  46. Comentário comparativo entre texto jurídico da Antiguidade Oriental e o Direito de Família brasileiro
  47. Comentário sobre ideologia político-jurídica expressa em texto da literatura clássica brasileira
  48. Comentário sobre pensamento de jurista da Antiguidade Clássica
  49. Comparação entre pensamentos de autores clássicos da teoria político-jurídica
  50. Comparação entre texto clássico da Sociologia brasileira e aspectos atuais do Direito
  51. Emparelhamento assimétrico
  52. Emparelhamento simétrico com uso de expressões latinas
  53. Emparelhamento simétrico entre teorias e seus autores
  54. Emparelhamento simétrico entre provérbios e seus significados conforme palavras de uso em Direito
  55. Identificação da intencionalidade de provérbios e sua relação com termos de uso no Direito
  56. Identificação de frase correta ou incorreta, com e sem argumento, e múltipla escolha
  57. Identificação de frases corretas ou incorretas, com múltipla escolha
  58. Identificação de frases corretas, com múltipla escolha
  59. Identificação de frases incorretas, com múltipla escolha
  60. Identificação e quantificação de frases corretas, com múltipla escolha
  61. Identificação de complemento correto de frase, com múltipla escolha
  62. Identificação de complemento, correto ou incorreto, de frase, com múltipla escolha
  63. Identificação de frase(s) correta(s) ou incorreta(s), em combinação com argumentos, em questão dupla, com múltipla escolha
  64. Identificação de frase incorreta
  65. Identificação de frases falsas e verdadeiras
  66. Identificação de frase correta, relativa a uma expressão jurídica, com múltipla escolha
  67. Interpretação de expressão clássica do Direito, com múltipla escolha.
  68. Identificação de afirmação correta conforme definição jurídica oferecida
  69. Identificação de afirmações corretas em relação a atos judiciais
  70. Interpretação de emprego de expressão jurídica, com múltipla escolha
  71. Interpretação de texto historiográfico, com múltipla escolha
  72. Interpretação de texto legal e identificação de frase correta, com múltipla escolha
  73. Interpretação de texto jurídico clássico, com múltipla escolha
  74. Interpretação de artigo da Constituição Federal
  75. Interpretação de ementa, com múltipla escolha
  76. Interpretação de enunciado do TST, discursiva
  77. Interpretação de petição em ADPF, com múltipla escolha
  78. Interpretação de enunciado de Súmula Vinculante, com múltipla escolha
  79. Sequenciação de respostas afirmativas e/ou negativas a perguntas, com múltipla escolha
  80. Sequenciação de frases identificadas como verdadeiras ou falsas, com múltipla escolha
  81. Sequenciação processual
  82. Preenchimento de lacuna em texto legal, com banco de palavras
  83. Preenchimento de lacunas em texto legal, com banco de palavras
  84. Preenchimento de lacunas em texto legal, sem banco de palavras
  85. Somatório feito com números em frases corretas, com múltipla escolha
  86. Questionário, discursivo

3ª PARTE
OUTROS ELEMENTOS PARA AVALIAÇÃO

I – Visitas Técnicas

Modelo 1 – Relatório de Visita Técnica
Modelo 2 – Ficha de Avaliação de Visita Técnica

II – Estágio Curricular Supervisionado

Modelo 1 – Relatório de Avaliação Final de Estágio, pelo Discente
Modelo 2 – Relatório Final de Estágio
Modelo 3 – Avaliação Técnica sobre o Discente
Modelo 4 – Folha de Ponto de Estagiário(a)
Modelo 5 – Declaração de Pesquisa em Cartório
Modelo 6 – Atestado de Comparecimento a Audiência
Modelo 7 – Relatório de Audiência
Modelo 8 – Ficha de Avaliação de Estágio Teórico-Prático
Modelo 9 – Formulário de Avaliação de Aluno Estagiário

III – Avaliando o Trabalho de Curso

IV – Recomendações para os Orientadores de Trabalhos de Curso

Modelo 1 – Curso de Direito – Formulário para Cadastramento de Trabalho de Curso
Modelo 2 – Curso de Direito – Prontuário de Orientação de Trabalho de Curso
Modelo 3 – Ficha para Avaliação de TC, Segundo Elementos da ABNT
Modelo 4 – Ficha para Avaliação de Trabalho de Curso
Modelo 5 – Ficha para Avaliação de Defesa de Monografia

4ª PARTE
ANEXOS

Anexo 1 – Resolução nº 9, de 29 de setembro de 2004
Anexo 2 – Carta de Natal

5ª PARTE

MODELOS

Modelo 1 – Folha de Respostas – Curso de Direito
Modelo 2 – Folha de Respostas
Modelo 3 – Gabarito de Prova Objetiva – 1 – Provão 2003 – Direito
Modelo 4 – Gabarito de Prova Objetiva – 2
Modelo 5 – Gabarito do Exame de Ordem da OAB, Prova Objetiva, 2010.1
Modelo 6 – Instruções e advertências para o candidato – 1
Modelo 7 – Instruções e advertências para o candidato – 2
Modelo 8 – Instruções e advertências para o candidato – 3
Modelo 9 – Instruções e advertências para o candidato – 4
Modelo 10 – Página de instruções e advertências para o candidato – 5
Modelo 11 – Prova discursiva da OAB – 2010.1

Referências Bibliográficas

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO JURÍDICO”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *