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AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ENSINO JURÍD

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REF: Servanda Editora Categoria:

Descrição

Autor – José Augusto Peres

Edição 2013 – 288 pgs. – Capa Dura

Formato  16 x 23 cm. – Peso  0,614 Kg.

ISBN: 978-85-7890-068-7

Código de Barras : 9788578900687

 

APRESENTAÇÃO

A inteireza, exactidão e a perfeita observância de justiça nestes exames devem constituir um ponto essencial do importantíssimo plano desta regulação de estudos. Porque continuando eles a fazer-se com a relaxação  indulgência com que até agora se têm feito, aprovando-se estudantes ignorantíssimos só por satisfazer a respeitos e empenhos particulares, de nada poderão servir as mais saudáveis providências que hei por bem dar para restituir e restaurar os estudos das Faculdades Jurídicas.

Estatutos da Universidade de Coimbra, Lisboa, 1772, II, p.

11-13 apud Carvalho (1986, p. 877 e 878). (Dados por D.

José I, de Portugal).“É vital a capacitação do corpo docente para novos métodos de avaliação.

I Seminário de Educação Jurídica, promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio de sua Comissão Nacional de Ensino Jurídico, Natal (RN), 23 a 25 de setembro de 2009.

QUALIFICAÇÃO DO AUTOR

José Augusto Peres. Mestre e Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca/Espanha. Especialista em Cultura Brasileira pela UFPB e em Recursos Humanos pela FGV. Graduado em Ciências Sociais pela UNICAP e em Administração pela UFPE. Ex-Professor Titular da UFPB. Ex-Professor Visitante da UFAL, da UEPB, da UnP e da UFPB. Ex-Membro do Conselho Estadual de Educação da Paraíba. Ex-Professor e Ex-Assessor Pedagógico do Curso de Direito da Universidade Potiguar – UnP – Ex-Consultor Pedagógico da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA e da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande/PB. Ex-Coordenador Pedagógico da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança – FACENE, da Faculdade de Medicina Nova Esperança – FAMENE e da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró – FACENE/RN. Consultor de empresas educacionais. Autor de livros nas áreas da Educação, Metodologia da Pesquisa Social, Metodologia do Ensino, Direito e Sociologia.

SUMÁRIO

Outras Obras do Autor

Advertência ao Leitor

Apresentação

1ª PARTE

UM POUCO DE TEORIA

  1. Considerações iniciais
  2. Conceituar e definir avaliação
  3. Exigências da avaliação
  4. Funcionalidade da avaliação
  5. Objetivos da avaliação
  6. Avaliar: perguntas e respostas
  7. Dicas sobre como avaliar
  8. Funções do avaliador
  9. Como não se avalia
  10. Reflexão crítica e avaliação
  11. Teste de auto avaliação docente
  12. Tipologia da avaliação
  13. Exercícios e trabalhos discentes
  14. Tipologia de instrumentos
  15. Sobre a correção .
  16. Avaliando trabalhos e questões discursivas
  17. Planilhas para avaliações
  18. Padrões de respostas
  19. Testes
  20. Cuidados na elaboração de testes
  21. “Check List”
  22. Enriquecendo questões
  23. Estudo de caso
  24. O “feedback” e seu conteúdo
  25. Avaliando a avaliação
  26. Internet e avaliação
  27. Raciocínio lógico e avaliação
  28. Avaliações conduzidas pelo MEC

2ª PARTE

MODELOS DE QUESTÕES DE PROVAS E DE TESTES

Índice de questões, segundo o elemento utilizado

Índice de questões, segundo a tipologia

Apresentação

Modelos de questões

  1. Análise de texto e identificação de complementos

corretos, com múltipla escolha

  1. Análise de texto e identificação de complemento

correto de frase, com múltipla escolha.

  1. Análise de foto e identificação de frase correspondente, com múltipla escolha.
  1. Análise comparativa sobre a coerência de pensamentos de autores célebres.
  2. Análise de frases com perguntas, e respostas com

fundamentação.

  1. Análise de imagem e correlação com termo jurídico, discursiva.
  1. Análise de gráfico e identificação de frase correta, com múltipla escolha.
  1. Análise de gráfico e identificação de complemento

correto, com múltipla escolha (%).

  1. Análise de texto e gráfico e identificação de frases corretas, com múltipla escolha.
  1. Análise de tabela, com múltipla escolha.
  2. Análise discursiva de texto e quadro.
  3. Análise discursiva de quadro e gráfico.
  4. Análise de gráfico, discursiva.
  5. Análise de mapa e complemento de frase, com múltipa escolha.
  1. Caso, com múltipla escolha, e identificação de opção correta.
  1. Caso, com múltipla escolha, e identificação de opção correta.
  1. Caso, com múltipla escolha, e identificação de opção correta.
  1. Caso, com múltipla escolha, e identificação de opção correta.
  1. Caso, com múltipla escolha, e identificação de opção correta.
  1. Caso, com múltipla escolha, e identificação de opção correta.
  1. Caso, com múltipla escolha, e identificação de opção correta.
  1. Caso, com múltipla escolha, e identificação de opção correta.
  2. Caso, com múltipla escolha, e identificação de opção correta.
  1. Casos, com múltipla escolha, e identificação de opção correta.
  2. Caso, discursiva, com questões e gabarito.
  3. Caso, discursiva, com perguntas.
  4. Comentário sobre caso.
  5. Comentário interpretativo de ementa de decisão judicial.
  6. Comentário interpretativo de decisão do STJ.
  7. Comentário sobre cartum, com base na CF.
  8. Comentário sobre cartum, com base na CLT.
  9. Comentário sobre história em quadrinhos.

000_a_Avaliacao_aprendiz_ensino.indb 11 17/05/2012 00:55:53

12 José Augusto Peres

  1. Comentário sobre fato delituoso descrito em texto literário.
  1. Comentário sobre pensamento de pessoa célebre.
  2. Comentário sobre pensamento de autor célebre.
  3. Comentário sobre provérbio.
  4. Comentário sobre provérbios.
  5. Comentário sobre texto da Antiguidade Clássica.
  6. Comentário sobre texto legal bíblico, a partir do Direito Penal brasileiro.
  1. Comentário sobre texto literário clássico.
  2. Comentário sobre súmula vinculante.
  3. Comentário comparativo entre texto legal histórico e a atualidade da magistratura brasileira.
  1. Comentário comparativo entre texto legal histórico e o CDC.
  1. Comentário comparativo sobre decisão judicial de

corte estrangeira mencionada em texto literário.

  1. Comentário comparativo entre texto jurídico da Antiguidade Oriental e o CP e o CDC.
  1. Comentário comparativo entre texto jurídico da Antiguidade

Oriental e o Direito de Família brasileiro.

  1. Comentário sobre ideologia político-jurídica expressa em texto da literatura clássica brasileira.
  2. Comentário sobre pensamento de jurista da Antiguidade Clássica.
  1. Comparação entre pensamentos de autores clássicos da teoria político-jurídica
  1. Comparação entre texto clássico da Sociologia brasileira e aspectos atuais do Direito.
  1. Emparelhamento assimétrico.
  2. Emparelhamento simétrico com uso de expressões latinas
  3. Emparelhamento simétrico entre teorias e seus autores.
  4. Emparelhamento simétrico entre provérbios e seus

significados conforme palavras de uso em Direito.

Avaliação da Aprendizagem no Ensino Jurídico – Teoria e Prática 13

  1. Identificação da intencionalidade de provérbios e sua relação com termos de uso no Direito.
  1. Identificação de frase correta ou incorreta, com e sem argumento, e múltipla escolha.
  2. Identificação de frases corretas ou incorretas, com múltipla escolha.
  1. Identificação de frases corretas, com múltipla escolha.
  2. Identificação de frases incorretas, com múltipla escolha.
  3. Identificação e quantificação de frases corretas, com múltipla escolha.
  1. Identificação de complemento correto de frase, com múltipla escolha.
  1. Identificação de complemento, correto ou incorreto, de frase, com múltipla escolha.
  1. Identificação de frase(s) correta(s) ou incorreta(s), em combinação com argumentos, em questão dupla, com múltipla escolha.
  1. Identificação de frase incorreta.
  2. Identificação de frases falsas e verdadeiras.
  3. Identificação de frase correta, relativa a uma expressão

jurídica, com múltipla escolha.

  1. Interpretação de expressão clássica do Direito, com

múltipla escolha.

  1. Identificação de afirmação correta conforme definição jurídica oferecida.
  1. Identificação de afirmações corretas em relação a atos judiciais.
  1. Interpretação de emprego de expressão jurídica, com múltipla escolha.
  1. Interpretação de texto historiográfico, com múltipla escolha.
  1. Interpretação de texto legal e identificação de frase correta, com múltipla escolha.
  1. Interpretação de texto jurídico clássico, com múltipla escolha.
  2. Interpretação de artigo da Constituição Federal.
  3. Interpretação de ementa, com múltipla escolha.
  4. Interpretação de enunciado do TST, discursiva.
  5. Interpretação de petição em ADPF, com múltipla escolha.
  6. Interpretação de enunciado de Súmula Vinculante,

com múltipla escolha.

  1. Sequenciação de respostas afirmativas e/ou negativas a perguntas, com múltipla escolha.
  1. Sequenciação de frases identificadas como verdadeiras

ou falsas, com múltipla escolha.

  1. Sequenciação processual.
  2. Preenchimento de lacuna em texto legal, com banco de palavras.
  1. Preenchimento de lacunas em texto legal, com banco de palavras.
  1. Preenchimento de lacunas em texto legal, sem banco de palavras.
  1. Somatório feito com números em frases corretas,

com múltipla escolha.

  1. Questionário, discursivo.

3ª PARTE

OUTROS ELEMENTOS PARA AVALIAÇÃO

I – Visitas Técnicas

Modelo 1 – Relatório de Visita Técnica

Modelo 2 – Ficha de Avaliação de Visita Técnica

II – Estágio Curricular Supervisionado

Modelo 1 – Relatório de Avaliação Final de Estágio,

pelo Discente

Modelo 2 – Relatório Final de Estágio

Modelo 3 – Avaliação Técnica sobre o Discente

Modelo 4 – Folha de Ponto de Estagiário(a)

Modelo 5 – Declaração de Pesquisa em Cartório

Modelo 6 – Atestado de Comparecimento a Audiência

Modelo 7 – Relatório de Audiência

Modelo 8 – Ficha de Avaliação de Estágio

– Teórico-Prático

Modelo 9 – Formulário de Avaliação de Aluno Estagiário

III – Avaliando o Trabalho de Curso

IV – Recomendações para os Orientadores de Trabalhos de Curso

Modelo 1 – Curso de Direito – Formulário para

Cadastramento de Trabalho de Curso

Modelo 2 – Curso de Direito – Prontuário de Orientação

de Trabalho de Curso

Modelo 3 – Ficha para Avaliação de TC, Segundo

Elementos da ABNT

Modelo 4 – Ficha para Avaliação de Trabalho de Curso

Modelo 5 – Ficha para Avaliação de Defesa de

Monografia

4ª PARTE

ANEXOS

Anexo 1 – Resolução nº 9, de 29 de setembro de 2004

Anexo 2 – Carta de Natal

5ª PARTE

MODELOS

Modelo 1 – Folha de Respostas – Curso de Direito

Modelo 2 – Folha de Respostas

Modelo 3 – Gabarito de Prova Objetiva – 1

– Provão 2003 – Direito

Modelo 4 – Gabarito de Prova Objetiva – 2

Modelo 5 – Gabarito do Exame de Ordem da OAB,

Prova Objetiva, 2010.1

Modelo 6 – Instruções e advertências para o candidato – 1

Modelo 7 – Instruções e advertências para o candidato – 2

Modelo 8 – Instruções e advertências para o candidato – 3

Modelo 9 – Instruções e advertências para o candidato – 4

Modelo 10 – Página de instruções e advertências para

o candidato – 5

Modelo 11 – Prova discursiva da OAB – 2010.1

Referências bibliográficas

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